Dieta Para Diabéticos

Quando falamos a palavra diabetes, logo vem na mente ‘restrição alimentar’. Mas não é bem assim. Uma dieta para quem é diabético não deve ser sem sabor, cor e cheiro. Muitos mitos giram em torno da dieta para diabéticos. Então o que um diabético pode comer? O que devem evitar? Quem pode ajuda-los?

O que é Diabetes?

É uma doença ligada ao metabolismo da glicose, derivado do mau absorvimento da insulina. A insulina é um hormônio fornecido pelo pâncreas. E quando o pâncreas não consegue fornecer esse hormônio na quantidade suficiente para completar as necessidades do nosso organismo então é quando ocorre a diabetes.

A função da insulina é reduzir a glicose no nosso sangue ou permitir que o açúcar encontrado na corrente sanguínea seja absorvido pelas células, transformando-as em fontes de energia. Por isso quando o nosso organismos não produz ou não fornece corretamente esse hormônio, há uma alteração no metabolismo da glicose e consequentemente surge a diabetes.

Dieta Para Diabéticos

Conheça agora alguns alimentos para diabéticos.

  • Arroz Integral

Os carboidratos encontrados no arroz integral é absorvido lentamente pelo nosso organismo, que vai liberando aos poucos a glicose, evitando o alto índice glicêmico. Massas, pães e cereais integrais também estão liberados na dieta para diabeticos. Evite comer doces, refrigerantes que ajuda a aumentar a glicose no organismo. E fique atento as calorias dos alimentos.

  • Fibras

Alimentos ricos em fibras são fundamentais para o controle do absorvimento dos carboidratos, evitando a hiperglicemia. Além de contribuir para o bom funcionamento do intestino. Frutas, legumes, vegetais, aveia, e alimentos integrais são alguns dos exemplos de alimentos ricos em fibras que deve estar presente no cardapio para dibeticos.

  • Invista em Proteínas

Alimentos ricos em proteínas devem estar na dieta para diabéticos tipo 2, porque ajudam a controlar a glicose na corrente sanguínea. E são muitos os alimentos que contem proteínas como por exemplo, amendoim, leite, peixe, soja, grão de bico, frango, carne de boi, feijão e outros.

  • Gordura boa

As gorduras boas são responsáveis por fornecer energia ao organismo sem aumentar o nível da glicose. Inclua na dieta para diabéticos, hipertensos e colesterol alto alimentos como por exemplo azeite de oliva ou óleo de girassol.

Dicas para Diabéticos

  • Quem tem diabetes pode comer qualquer fruta, mas que não ultrapasse a quantidade diária de 3 frutas. E nunca coma mais que uma fruta de uma única vez. Isso pode aumentar o índice glicêmico. Por isso evite o consumo de alguns sucos. As frutas são alimentos que ajuda a emagrecer.
  • É muito importante seguir a dieta todos os dias.
  • Coma a cada três horas, e manere nas porções, pois se você comer muito numa refeição, pode pular a próxima, ficando algumas horas sem comer e isso não é bom, sem falar que altera seu metabolismo. O importante é nunca ficar sem comer, se você ver que não vai dar pra fazer uma refeição, então faça um lanche.
  • Bolos salgados podem ser consumidos moderadamente.
  • Não consuma gordura de origem animal.
  • Beba água.
  • Prefira margarinas light á manteigas.
  • Pratique atividades físicas que junto com uma boa alimentação lhe proporcionará uma vida saudável.

Resumo

Alguns alimentos realmente não são indicados para uma pessoa que tem diabetes. Outros alimentos porém, são permitidos aos diabéticos, portanto que se sejam consumidos de forma equilibrada, sem exageros. A recomendação é que todos que são diabéticos procurem o médico para seguir a dieta que melhor se encaixa no seu perfil.

Deixe um Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.